Sobre o Projeto

Enquadramento

O aumento das taxas de sobrevivência e do número de pessoas que vive com os efeitos secundários dos tratamentos a longo-prazo tem levado a uma necessidade crescente em identificar, desenvolver e testar intervenções que sejam eficazes em aliviar ou impedir o desenvolvimento deste tipo de alterações. A Reabilitação Cognitiva é considerada a intervenção de primeira linha para o comprometimento cognitivo associado ao cancro, demonstrando-se eficaz em melhorar o funcionamento cognitivo. As intervenções realizadas através da Internet estão a emergir no campo da Reabilitação Cognitiva, podendo-se constituir uma forma de intervenção potencialmente válida para os sobreviventes de cancro que experienciem alterações nas capacidades cognitivas. Contudo, os estudos sobre a eficácia destas intervenções ainda são escassos, não estando também disponíveis em Portugal.

O projeto

CanCOG –  Reabilitação Cognitiva no Cancro é um projeto de investigação que pretende disponibilizar uma plataforma digital de Reabilitação Cognitiva específica para sobreviventes de cancro, para melhoria das capacidades cognitivas.

Este projeto surge de uma colaboração internacional, pretendendo-se traduzir e adaptar culturalmente o programa de Reabilitação Cognitiva desenvolvido para sobreviventes de cancro por uma equipa da University of California, Los Angeles (UCLA), liderada pela Professora Linda M. ErcoliUCLA Cognitive Rehabilitation Intervention Program for Cancer Survivors . Este programa, desenvolvido e implementado nos Estados Unidos da América (EUA), foi o produto de anos de experiência clínica e de investigação, estando atualmente a ser adaptado para disseminação enquanto intervenção acreditada para os hospitais nos EUA. Este é um dos programas disponíveis com dados de eficácia comprovada para melhorar as capacidades cognitivas de sobreviventes de cancro.

Os nossos objetivos

Tradução e adaptação cultural do UCLA Cognitive Rehabilitation Intervention Program for Cancer Survivors
A primeira fase do projeto consiste em traduzir e adaptar culturalmente o programa desenvolvido na UCLA (EUA) para Portugal, seguindo guidelines internacionais para a adaptação cultural de intervenções baseadas na evidência.
Desenvolvimento da plataforma digital e avaliação da usabilidade da interface
A segunda fase do projeto consiste em desenvolver a plataforma digital, adaptando as cinco sessões presenciais que constituem o programa desenvolvido na UCLA para cinco módulos online – o programa CanCOG –, através da realização de grupos focais com sobreviventes de cancro e especialistas. Será, igualmente, testada a usabilidade e experiência dos sobreviventes de cancro com o CanCOG.
Estudo de eficácia do programa CanCOG
A terceira fase do projeto consiste na realização de um estudo de intervenção que pretende avaliar a eficácia do programa CanCOG na melhoria das capacidades cognitivas e de variáveis relacionadas com o trabalho e psicossociais, em comparação com ausência de intervenção (condição de controlo).

Para saber mais sobre o programa CanCOG, clique aqui

A NOSSA

EQUIPA

Este projeto conta com uma equipa de investigação multidisciplinar, com experiência nos domínios da Psico-Oncologia, Neuropsicologia e Neurociências, Intervenções Psicológicas (incluindo Reabilitação Cognitiva) e Multimédia e Tecnologias Digitais. Tanto os investigadores que coordenam o projeto como os investigadores colaboradores estão associados a várias Unidades de Investigação nacionais, contando ainda com uma investigadora da prestigiada universidade americana, University of California, Los Angeles (UCLA).

O projeto de investigação decorrerá no âmbito de uma Bolsa de Doutoramento financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), estando a coordenação deste projeto atribuída à Bolseira de Doutoramento e respetiva equipa de Orientação.

A equipa de investigação é constituída pelos seguintes membros:

(Clique nas imagens para ver mais)

Coordenação do Projeto
Imagem Ana Torres
Investigadores do Projeto
Colaboradores

O projeto conta também com a colaboração de estudantes da Universidade de Aveiro (UA), nomeadamente de estudantes que participam no Programa de Iniciação Científica para jovens estudantes – Licenciatura em Psicologia (2º e 3º anos) e 1.º ano do Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia (PIC-PSI) e de estudantes a realizar a sua dissertação de mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia.

left_top_02left_top_01
right_bottom_02right_bottom_01

PROMOTORES

Logótipo Departamento de Educação e Psicologia UA
Logótipo Cintesis

ENTIDADES PARCEIRAS

Logótipo Academia Portuguesa de Psico-Oncologia (APPO)